A FILOSOFIA DA CAIXA PRETA

Na obra de Flusser, "A Filosofia da Caixa Preta", há uma indagação a respeito da fotografia e como ela influencia e é usada nos tempos da escrita do livro, sendo, entretanto, contemporâneo e podendo se levar em consideração na atualidade. Nos pensamentos de Vilém Flusser, a fotografia muda a relação que o ser humano tem com o mundo, visto que muitas vezes o mundo é visto somente, ou em grande parte pela própria foto, que é apenas uma versão da realidade.

Nesse sentido, o termo "ilusão" pode ser um substantivo substituinte para certos tipos de fotografia, já que ela dificilmente irá representar bem o objeto, cenário, ser fotografado, ou mais, com suas devidas nuances. Portanto, há uma ação de moldar um momento baseado nas intenções predispostas, por códigos e convenções.

Por fim, outro ponto que destaco aqui, é a relação entre fotógrafo, máquina e objeto, que demonstra mais uma vez como o homem pode ser dependente dos objetos, mesmo que por vez, erroneamente, se considere superior a eles, já que, em sua concepção, os utiliza da maneira que quer, sem que eles condicione suas ações

Comentários

Postagens mais visitadas