Sintegração sobre conceitos Hertzberger
Ao ler o livro "Lições de Arquitetura", de início percebi não ser um estilo que normalmente sentiria o interesse prévio por conhecer, mas sim por realmente se tratar de um assunto que, por motivos acadêmicos, teria contato uma hora ou outra. Entretanto, durante o processo, foi possível notar quais temas Hertzberger quis enfatizar durante o projeto de um espaço arquitetônico eficiente e ideal, segundo ele.
A relação do espaço público e privado foi o principal tema da leitura, e o que mais me chamou a atenção também, tema esse que foi estudado, em partes, na matéria de urbanismo por exemplo. O modo de uso de um espaço pode ser um avaliador de como caracterizar um espaço como público ou privado, por exemplo, um espaço público que é apropriado por determinado grupo, como o D.A apropriado pelos estudantes, faz com que para professores e funcionários não seja tão convidativo, perdendo a característica de público.
Um outro ponto destacável, presente também durante os debates do ambiente escolhido para o trabalho final da matéria, é a característica de um espaço como de passagem ou de permanência. Locais de permanência têm a característica de promover maior aconchego e convida de forma mais eficaz a população para ficar por um período de tempo maior no ambiente. Já um local de passagem (que dizendo de antemão, não é ruim necessariamente) tem a característica principal de não convidar as pessoas pra permanecer no local, a exemplo: corredores, ruas, calçadas e mais.
A privacidade de um ambiente influencia diretamente em como ele será usado pela população e qual sentido ele vai tomar, se vai ser público ou privado, de permanência ou de passagem. Por um lado, a privacidade pode parecer algo atrativo, como em um quarto ou uma sala de estar, quanto mais privado e aconchegante for o ambiente, mais atrativo ele tende a ser, porém, deve-se considerar ambientes em que a falta de privacidade é um ponto positivo, a exemplo clássico, uma rua, que quando está rodeada de muros se torna mais privativa, porém mais perigosa também. Nesse assunto em particular, já se tem a algum tempo estudos comprovando que muros que impedem a visibilidade das casas para as ruas e das ruas para as casas aumentam o índice de criminalidade no local e também a insegurança.
Essas e demais características do livro de Hertzberger podem ser observadas em todos os ambientes, visto que, querendo ou não, eles tomam um caráter descrito, seja ele intencional ou não. A privacidade, visibilidade, aconchego, tipo de luz, presença de obstáculos ou não, tudo isso e mais tornam um ambiente como público ou privado, de permanência ou de passagem, e, portanto, cada escolha das características deve ser pensada baseado naquilo que se quer propor.
Comentários
Postar um comentário